Hortifruti em Foco! Bons resultados com o incentivo ao uso de biológicos e cuidados com o solo
05 - AGO - 2024
Categoria:
Os cuidados com o solo são importantes em todo tipo de cultura. O controle biológico do solo e o controle de pragas e doenças, com sustentabilidade, tem refletido em maior produtividade, qualidade de plantas e de produtos. Na área de Hortifruti (HF), atividade específica e de risco, com custos mais altos que outras culturas, a construção de um perfil de solo e nutrição adequada da planta é determinante.
Segundo o coordenador comercial de Hortifruti da Regional Sul da Belagrícola, Haroldo Correa Rolim Neto, o foco da empresa em HF tem sido o equilíbrio físico, químico e biológico do solo, bem como o uso da nutrição vegetal em determinados períodos, de acordo com a necessidade das plantas. A produtividade vem crescendo ao longo dos anos nas áreas de produção de HF da Belagrícola, mas Haroldo coloca que um grande desafio é o clima, com excesso de chuvas e em outros momentos a falta delas. “Toda planta de HF por ser perecível precisa de muita atenção. Por isso temos que estar a campo constantemente”.
O coordenador reforça que o uso de biológicos vem crescendo em todo mercado do agro e é auxílio nos problemas climáticos que estamos atravessando e o reflexo do clima hoje, nos mercados, são os preços de frutas e verduras com aumento que varia de 30 a 70%. “Levar informações constantes das tecnologias e manejos para alcançar altas produtividades com palestras, tour de campo, capacitações dos produtores e consultores da Belagrícola tem sido uma estratégia da empresa para o HF e no agro como um todo, que auxilia também a administrar as adversidades climáticas”, diz Haroldo.
As atividades da Belagrícola em Hortifruti compreendem os Campos Gerais (PR) e Planalto Norte de Santa Catarina (SC), onde se destacam duas culturas com maiores áreas sendo a batata de mesa, Ágata e as batatas de indústria, Atlantic , Markies, Asterix e Potira. “Estamos em crescimento no atendimento das culturas de frutas como maçã, uva, pêra, pêssego, ameixa e em áreas menores, um crescimento na cultura do morango, com a agricultura familiar. As demais hortaliças também são atendidas pela Belagrícola como beterraba, cenoura, tomate, repolho, brócolis e alface”, diz Haroldo.