Dia da Semente: Escolha certa do insumo é a base para maior produtividade e qualidade na lavoura

18 - AGO - 2025
Categoria:
Tags:

O sucesso de uma lavoura depende de inúmeras variáveis, mas a escolha da semente adequada é, sem dúvida, uma das mais importantes. Tanto que o insumo ganhou uma data especial para celebrá-lo: 21 de agosto, o Dia da Semente, um reconhecimento à sua relevância como base da produção agrícola. Optar por uma cultivar adequada à realidade de cada propriedade, durante o planejamento da lavoura, faz toda a diferença nos resultados. 

Para o gerente executivo comercial da Bela Sementes, Bruno Pozzobom, a semente é a base de todo o potencial produtivo. "O sucesso de uma lavoura é multifatorial, mas a escolha da semente certa é, sem dúvida, uma das decisões mais críticas. É nela que reside o potencial genético que, se bem manejado, transforma-se em alta produtividade e rentabilidade", afirma. 

Pozzobom ressalta que, ao selecionar as sementes, o produtor rural deve considerar critérios como germinação, vigor, tratamento fitossanitário e adaptação às condições climáticas e regionais. Além disso, a escolha estratégica e parcerias com fornecedores comprometidos ajudam a reduzir riscos, otimizar a emergência da cultura e potencializar o desenvolvimento inicial e o rendimento final. “Infraestrutura moderna e laboratórios credenciados asseguram testes precisos e controle rigoroso, garantindo excelência e confiabilidade para o produtor”, complementa. 

Qualidade genética e fisiológica

A qualidade genética e fisiológica das sementes é um fator-chave para a sustentabilidade e a rentabilidade a longo prazo da atividade agrícola. Insumos com essas características promovem lavouras mais produtivas, resilientes e adaptadas, resultando em menor perda e redução de custos com defensivos e outros insumos. Esse diferencial é vital para enfrentar os desafios do mercado e as variações climáticas, assegurando a viabilidade do negócio agrícola. 

“Cada semente carrega em si o futuro de uma lavoura. Nosso compromisso é entregar não apenas um insumo, mas a promessa de uma colheita abundante e sustentável, resultado de tecnologia, pesquisa e rigoroso controle de qualidade", destaca Pozzobom. 

Ele também aponta dois outros fatores que devem ser considerados: o tratamento industrial e a logística de distribuição. “O tratamento industrial protege as sementes contra pragas e doenças, favorecendo a germinação e reduzindo falhas no plantio. Já a distribuição eficiente assegura que o produto chegue no momento certo e em condições ideais, maximizando o potencial genético e diminuindo os riscos na lavoura”, conclui. 

Ao usar nosso site, você concorda com nossa Política de Privacidade e uso de cookies.

Olá,
Podemos te ajudar?