Região Sul entra na melhor janela para o plantio da soja

04 - OUT - 2023
Categoria:

A região Sul do Brasil entrou no período ideal para a semeadura da soja, o qual segue até novembro. É bom lembrar que esse, e também o período de emergência das plantas, são bastante delicados e irão refletir no desenvolvimento da safra. Portanto, todo cuidado é necessário, conforme alerta o engenheiro agrônomo e coordenador do programa Construção do Perfil do Solo da Belagrícola, Alexandre Yamamoto.

“Outubro e novembro são meses de clima favorável ao desenvolvimento das plantas, com temperaturas amenas e chuvas regulares”, cita o engenheiro agrônomo. Os pontos importantes a serem considerados pelos produtores, além do período de semeadura, de acordo com Yamamoto, são a preparação do solo, profundidade de semeadura, população de plantas, adubação, controle de pragas, de doenças e de plantas daninhas.

Em relação à preparação do solo, Yamamoto destaca que são mais produtivos solos bem drenados, com níveis adequados de fertilidade, com a presença de matéria orgânica e ausência de torrões. A profundidade adequada para a semeadura é de 3 a 5 centímetros.

O engenheiro agrônomo observa que a população de plantas ideal por hectare vai variar de acordo com o cultivar e o sistema de plantio. “Não há uma receita única para todos. É importante o produtor ter informações corretas e falar com o técnico que o acompanha”, alerta ele. Da mesma forma, para que o produtor não amargue prejuízos, a adubação deve ser feita de acordo com a análise do solo. “Preferencialmente, deve-se adotar práticas como agricultura de precisão”, orienta.

Mas, antes de lançar as sementes ao solo, o produtor deve estar atento à presença de espécies indesejáveis que variam de acordo com a cultura anterior. O controle de pragas e doenças deve ser feito de forma preventiva. “A semeadura deve ser realizada sem a presença de plantas invasoras, pois, a competição entre as plantas pode gerar perdas”, alerta Yamamoto.

Outra cautela necessária é para evitar o atraso da semeadura da soja 23/24. Segundo Yamamoto, nas regiões onde se tem o milho  2ª safra como a principal cultura de inverno, o produtor busca antecipar a semeadura da soja, afim de antecipar a sua colheita e posicionar a semeadura do milho na sua melhor janela. O atraso na semeadura da soja 23/24 pode prejudicar o potencial da safra de milho safrinha 24/24 obrigando-o a adequar o investimento a essa realidade”, pontua. E acrescenta: “Nosso propósito é orientar os produtores a tomar as melhores decisões para garantir uma safra bem-sucedida”.

 

Dicas adicionais

O coordenador do programa Construção do Perfil do Solo da Belagrícola, Alexandre Yamamoto, dá ainda mais algumas orientações:

- Utilizar sementes certificadas, produzidas sob condições controladas que garantem uma boa germinação e vigor.

- Realizar o plantio em boas condições climáticas: O plantio deve ser realizado em condições de umidade e temperatura adequadas para a germinação das sementes.

- Realizar o controle de plantas daninhas: Plantas daninhas competem com a soja por água, nutrientes e luz.

- Realizar o monitoramento da lavoura: É importante monitorar a lavoura regularmente para identificar possíveis problemas e tomar as medidas necessárias.

A adoção dessas dicas pode ajudar os produtores a obter uma safra de soja mais produtiva e rentável.

Ao usar nosso site, você concorda com nossa Política de Privacidade e uso de cookies.

Olá,
Podemos te ajudar?