Percevejo barriga-verde: ameaça para a lavoura de milho

03 - ABR - 2023
Categoria:
Tags:

O atraso na colheita da soja trouxe vários problemas ao produtor. E mesmo agora, com a colheita já avançada no Estado, outro reflexo desse atraso vem dando dor de cabeça: a ameaça do percevejo barriga-verde. 

A praga permanece no solo se alimentando de grãos de soja que ficaram no campo e agora ameaçam principalmente plantas de milho ainda na fase de desenvolvimento inicial, exigindo uma intervenção rápida por parte dos produtores, já que o prejuízo desta praga é maior nesta fase.



SOBRE O PERCEVEJO 
Já conhecido pelos produtores, o percevejo barriga-verde leva esse nome devido à cor verde brilhante na parte inferior de seu corpo. Ele se alimenta das plantas injetando enzimas salivares que causam danos às células das plantas.

Os danos causados pelo percevejo barriga-verde na lavoura de milho ocorrem principalmente durante a fase vegetativa das plantas, mas também podem afetar a formação das espigas e a qualidade dos grãos. 

Os sintomas incluem manchas amareladas ou murchas nas folhas, enfraquecimento do colmo, deformação do crescimento e grãos enrugados ou descoloridos. Além disso, a alimentação do percevejo pode facilitar o aparecimento de outros problemas nas plantas, como fungos e bactérias, resultando em doenças secundárias.

SAIBA MAIS: procure agora por um consultor da Belagrícola para conhecer os manejos e os produtos necessários para proteger a sua lavoura. Lembre-se: quanto mais rápido você agir, maiores são as chances de ficar livre do percevejo.

Ao usar nosso site, você concorda com nossa Política de Privacidade e uso de cookies.

Olá,
Podemos te ajudar?