BelaSafra reúne mais de 7 mil visitantes em quatro dias

07 - FEV - 2025
Categoria:

Entre os dias 28 e 31 de janeiro, a Belagrícola realizou a 24ª edição do BelaSafra na Unidade de Difusão de Tecnologia da empresa, atraindo cerca de 7.500 visitantes – em 2024, foram 6.830 –, entre produtores, familiares, técnicos e estudantes. “Esses números refletem o crescente interesse dos produtores nas ferramentas oferecidas pela Belagrícola, como o CPS (Construção do Perfil do Solo) e o TCP (Travamento do Custo de Produção)”, destacou o CEO da empresa, Alberto Araújo.


PLANTANDO CONHECIMENTO

Uma das novidades deste ano foi a visita de estudantes de agronomia de faculdades de Londrina. Pela primeira vez, foram abertos horários exclusivos para que os estudantes pudessem participar de visitas guiadas por especialistas à Rota da Produtividade, onde estavam expostas novas tecnologias e técnicas de manejo.

Cerca de 70 alunos participaram da atividade e consideraram a experiência enriquecedora. Eliab de Souza Prado Andrelo, aluno do terceiro ano do curso de Agronomia da Universidade Estadual de Londrina (UEL), destacou a oportunidade de visualizar, na trincheira, os efeitos de diferentes manejos no solo, além das explicações do consultor e professor Ricardo Ralish.

Para o também aluno da UEL, Helton Ferreira, a atividade é fundamental para que os estudantes, que em breve estarão no mercado de trabalho, vejam na prática os resultados do uso de várias tecnologias integradas. “Agregou demais ao nosso conhecimento”, afirmou.

Os alunos da UEL foram acompanhados pelo professor Luiz Henrique Almeida. “É bastante raro as empresas nos convidarem para visitar seus eventos ou instalações. As visitas geralmente acontecem quando nós propomos. Desta vez, a Belagrícola nos convidou, e isso foi bastante positivo. Os alunos puderam ter contato com a exposição e com pesquisadores. Eles voltam para a sala de aula com outra visão dos temas expostos aqui”, avaliou.

Outra novidade deste ano foi o Espaço Família, um ambiente especialmente pensado para acolher os familiares que acompanham os produtores e produtoras, incluindo atividades para as crianças.


COMPROOMISSO SOCIAL

Além dos aspectos técnicos e de negócios, o BelaSafra também é, há vários anos, palco para a entrega dos valores arrecadados pela Belagrícola e seus produtores em prol do Hospital do Câncer de Londrina (HCL), por meio da campanha Saca Solidária.

Este ano, o valor do cheque entregue foi de R$ 1.026.812,00, incluindo o montante arrecadado com os Leilões do Bem, outra iniciativa desenvolvida pela Belagrícola em parceria com o HCL, que movimenta grande parte das filiais da empresa ao longo do ano.

Na cerimônia de entrega do cheque ao HCL, o presidente do Conselho e fundador da Belagrícola, João Colofatti, já lançou a campanha Saca Solidária 2025, incentivando produtores e fornecedores a participarem e desafiando-os a dobrar o valor arrecadado. A campanha incentiva os produtores a doarem o valor de sacas da produção da safra, e, para cada saca doada, a Belagrícola complementa com mais 50% do valor.


ENCONTRO DE MULHERES

Também fez parte da agenda do BelaSafra 2025 um bate-papo sobre biológicos com produtoras rurais, conduzido pela coordenadora regional de Tecnologia e Nutrição da Belagrícola, Letícia Ferreira, e pelo CEO da Andermatt Brasil, Carlos Gajardoni. As participantes tiveram a oportunidade de conhecer o circuito da produtividade e explorar oportunidades de negócios para a próxima safra.

Regina Scudeler, produtora do Sítio Santa Júlia, em Nova Santa Bárbara (PR), destacou a importância de eventos como o BelaSafra: “Podemos ver o resultado nas demonstrações no campo,” avaliou. Sua filha, Maria Fernanda, de 11 anos, enfatizou a relevância da participação feminina no setor agrícola: “É fundamental participarmos para termos nosso lugar no campo”, disse ela.


VITRINE TECNOLÓGICA

Pela primeira vez, o BelaSafra apresentou uma vitrine tecnológica com produtos biológicos, impulsionando o uso dessas soluções. A Belagrícola tem incentivado o uso de biológicos há mais de 10 anos, com um foco específico iniciado há dois anos dentro do programa de Construção do Perfil de Solo.

Leonardo Sakuray, agrônomo da Belagrícola, ressaltou a evolução do mercado de biológicos, que oferece benefícios em sustentabilidade e produtividade. A vitrine demonstrou diversas soluções, incluindo inoculação, solubilizadores de fósforo e produtos para controle de pragas e doenças, evidenciando aos produtores a importância desses insumos nas lavouras.

Ao usar nosso site, você concorda com nossa Política de Privacidade e uso de cookies.

Olá,
Podemos te ajudar?