A Belagrícola chega aos 39 anos de uma história escrita por pessoas apaixonadas pela vida no campo. Fundada em 1985 pelo empresário João Colofatti, em Bela Vista do Paraíso, Norte do Paraná, a empresa evoluiu de uma revenda de insumos agrícolas para um dos importantes players do agronegócio brasileiro.
Com sede, hoje, em Londrina (PR), e cerca de 1.200 colaboradores, a Bela – como é carinhosamente chamada por colaboradores e clientes – atua fortemente nos estados de São Paulo, Paraná e Santa Catarina, e vem se expandindo para outros mercados nacionais.
Motivos para comemorar não faltam. O trabalho realizado pela Belagrícola vai muito além da venda de insumos. Começa na orientação personalizada ao produtor, de acordo com sua demanda e necessidades específicas; segue no acompanhamento das lavouras; e vai até a análise do mercado, oferecendo ao produtor informações para que possa fazer o melhor planejamento de sua safra. "Essa parceria com o produtor é, sem dúvida, um dos grandes diferenciais da Belagrícola”, comenta o presidente Alberto Araújo.
De Bela Vista para o Brasil
A Belagrícola nasceu do sonho do fundador João Colofatti numa cidade cerca de 46 km de Londrina, Bela Vista do Paraíso, com pouco mais de 14 mil habitantes.
Hoje, está presente nos Estados do Paraná, São Paulo e Santa Catarina, mas os planos de expansão não param. No primeiro semestre deste ano, a empresa lançou um novo modelo de negócios para acelerar seu crescimento nos estados onde já atua e conquistar outras regiões do país, se tornando uma franqueadora. Para a empresa, as franquias representam uma oportunidade significativa de crescimento para a Bela e para os empreendedores locais.
Sustentabilidade
Os investimentos da empresa são constantes também em inovação, governança e sustentabilidade, levando a empresa paranaense rumo às próximas décadas.
Um dos focos dos investimentos da Belagrícola é a sustentabilidade, especialmente no Programa de Construção do Perfil do Solo, base para a melhoria da saúde do solo, longevidade da lavoura e consequente aumento da produtividade agrícola.
Todas as escolhas, metas traçadas e trabalho desenvolvido refletem o compromisso da empresa com todos os seus públicos: clientes, acionistas,
fornecedores, colaboradores, comunidade. E também com sua eficiência operacional. “Olhar para nossa história com respeito, para nossa trajetória de crescimento sustentável, cuidar do presente e planejar o futuro são princípios que guiam a Belagrícola. O respeito pelo que fazemos e pelas pessoas ao nosso lado é um dos principais fatores do nosso sucesso”, afirma Araújo.
A Bela hoje
A empresa conta com 52 lojas próprias, outras duas franqueadas, e 58 unidades de coleta de grãos, com capacidade de armazenamento de 1,5 milhão de toneladas. Atua no Paraná, São Paulo e Santa Catarina, com 52 filiais que abrangem mais de 200 municípios e 8 mil produtores rurais.
A Belagrícola continua sua trajetória de crescimento, unindo paixão pela agricultura com práticas inovadoras e sustentáveis, reafirmando seu papel fundamental no agronegócio brasileiro.