EL NIÑO TRAZ DISTRIBUIÇÃO DE CHUVAS E AMEAÇA DE FERRUGEM ASIÁTICA

14 - DEZ - 2023
Categoria:

Este ano de 2023 tem sido marcado pela grande influência do fenômeno El Niño, resultando em mudanças climáticas notáveis em diferentes regiões do Brasil. Na região sul, em particular, observamos uma distribuição de chuvas fora do comum, trazendo consigo desafios adicionais para os agricultores locais.

A maior concentração de chuvas pode trazer benefícios como o aumento da produtividade das culturas, mas também apresenta desafios, como a incidência precoce da temida ferrugem asiática causada pelo fungo Phakopsora pachyrhizi, que se dissemina facilmente pelo vento, tornando-se uma ameaça real para os produtores.

 A ferrugem asiática requer atenção e ação imediata. É crucial que os agricultores estejam alertas e adotem medidas de manejo químico em suas lavouras. O controle preventivo é fundamental para evitar a entrada da doença e preservar a saúde das plantas.

O fungo responsável pela ferrugem asiática tem demonstrado uma adaptação aos fungicidas com o tempo, resultando em redução de eficácia. Portanto, a rotação e a associação de moléculas fungicidas com ação sítio específico, multissítio e indutores de defesa são estratégias vitais para maximizar a eficiência no controle da doença. É importante lembrar que um bom adjuvante é fundamental para garantir uma boa aplicação do fungicida.

O esforço incansável dos produtores é o que move e eleva a agricultura brasileira ao máximo nível de excelência. Estamos juntos nessa batalha a favor da rentabilidade e superação dos desafios climáticos, buscando garantir a segurança e o sucesso de nossas lavouras.

Lembre-se, a informação e a ação consciente são nossas melhores armas. Mantenha-se atualizado, adote práticas sustentáveis e conte com a Belagrícola para superar os desafios que a natureza nos impõe.

 

Algumas dicas para o manejo da ferrugem asiática na região sul do Brasil:

  • Faça o monitoramento das lavouras regularmente, procurando por sintomas da doença.
  • Se a ferrugem asiática for identificada, procure um engenheiro agrônomo da Belagricola para orientar no manejo.
  • Utilize fungicidas registrados para o controle da ferrugem asiática.
  • Siga as recomendações do fabricante para a aplicação correta.

Com o manejo adequado, é possível reduzir os danos causados pela doença e garantir uma boa produtividade.

 

As dicas são do Coordenador de Tecnologia e Nutrição, Alexandre Yamamoto.

 

Assista na íntegra a entrevista da pesquisadora da Embrapa Soja, Claudia Godoy, que fala sobre a influência do El Niño na cultura da soja.

Ao usar nosso site, você concorda com nossa Política de Privacidade e uso de cookies.

Olá,
Podemos te ajudar?